top of page
Louise Morgenstern
Onde me encontrar
Nenhum tag.
   Que assunto você             procura?

Resenha: As Fases da Lua - livro


Olá, pessoal! Há alguns meses recebi esse livro lindo na minha casa e, desde então, estou lendo para poder resenhar ele para vocês. Sem mais delongas, segue a minha análise:

OPINIÃO SOBRE CADA CONTO INDIVIDUAL:


O primeiro conto do livro foi escrito pela Clarissa Corrêa e se chama “Caminhos Cruzados”. De acordo com a sinopse, “Alice é uma jovem com uma vontade CRESCENTE de cair no mundo, até se apaixonar pelo cara mais gato da cidade. Mas um incidente no meio de seu conto de fadas pode mudar sua vida para sempre”.


Confesso que ao ler essa sinopse, não fiquei tão interessada assim. Imaginei ser um conto bem adolescente e cheio de clichês. Estava super enganada. Acredito que esse seja o conto com temática mais adulta e séria do livro todo. A protagonista, que é a Alice, é uma adolescente bastante comum: está estudando para o vestibular e gosta de sair pra festas. Até que um incidente (bem gigante) ocorre e ela precisa tomar uma decisão muito séria.


Não quero entrar em maiores detalhes para não lançar spoilers, mas posso dizer que fiquei bastante emocionada com o conto. Ele começa sendo bem despretensioso, mas a partir de certo ponto realmente fisgou meu coração.


Eu não recomendo a leitura desse conto para menores de 16 anos (por conter “cenas” de relações sexuais e coisas do tipo), mas super recomendo para todas as outras pessoas. Além de falar sobre assuntos mais sérios, ele também traz uma lição de vida bem interessante, que é algo como: “Nunca deixe que os acontecimentos da vida mudem que você é”.


----------------------


O segundo conto é da Liliane Prata e se chama “Algumas coisas que aprendi”. “Lena é uma mulher CHEIA de amor para dar e stalkeia todos os passos dos homens por quem se apaixona. E ela realmente se apaixona por todos. O problema é que eles não se apaixonam por ela...”. Eis outra sinopse que não me deixou nada interessada. Se você, assim como eu, não ficou curiosa para saber sobre essa história, aqui vai uma nova sinopse (criada por mim):


Lena é uma mulher, de certa forma, infeliz. Ela é formada numa coisa que ela gosta, porém não consegue trabalhar com isso. Então, para pagar as contas, ela trabalha como professora numa escola que ela detesta. Para completar, tem esse cara por quem ela é apaixonada, só que ele está nem aí para ela. Eles saem num dia, ele desaparece por um mês, chama ela de novo para sair (como se nada tivesse acontecido) e assim vai. Até que um dia, uma amiga de infância (com quem ela não tinha contato há anos) aparece, do nada, na vida dela e pede para que ela vá visitá-la na Itália.


Esse conto é bem estilo chick-lit. Meio comédia, meio romance. É um conto bem leve e divertido, para se descontrair mesmo. Também recomendo ele para maiores de 16 anos por conta de relacionamentos, relações sexuais e tal. Claro que não aparecem mega descrições das “coisas”, mas prefiro deixar bem claro que pode conter cenas do tipo.


----------------------


O terceiro conto se chama “Se você pudesse ficar” e foi escrito pela Bianca Briones. Na sinopse, você encontra: “Um amor MINGUANTE não tem vez na vida de Bruna. Noiva do seu melhor amigo de infância, eles se preparam para o casamento e traçam planos para uma vida inteira juntos. Mas será que não é perfeição demais?”.


Nesse conto, você encontrará uma linda história de amor, cheia de cumplicidade, amizade, companheirismo, fantasia e muito amor (claro). É muito fácil apaixonar-se pelo casal, afinal de contas, a ligação que eles possuem é muito forte, coisa de destino.


Ao contrário do conto anterior, este aqui vai fazer você rir e chorar também. Nas linhas do último capítulo, a emoção toma conta e o choro é simplesmente inevitável. Isso porque ele mostra a força interior que cada um precisa descobrir em si para seguir a vida, mesmo quando tudo parece não ter sentido.


----------------------


O quarto conto tem o título “Minha canção favorita é você” e a escritora que o criou foi a Leila Rego. A sinopse diz o seguinte: “Ainda NOVA, Dora já é uma médica renomada, segura e decidida, mas seu coração traz uma ferida e ela não está disposta a se abrir novamente. Até que o amor lhe aparece em forma de canção...”.


Dora é uma oftalmologista que vai de São Paulo a Salvador para participar de um congresso. Rico é um cantor de música sertaneja. Por uma coincidência incrível, eles se conhecem no elevador.


Já no primeiro encontro (no elevador) sentem uma atração muito forte entre eles, mas devido ao fato de que ambos recentemente saíram de relacionamentos complicados, tanto ela quanto ele têm medo de se entregar a um novo relacionamento.


A mensagem que o conto traz é que: quando se ama, vale a pena correr riscos.


Essa é uma leitura leve, cheia de detalhes e que prende o leitor do início ao fim. Detalhe: não recomendo esse conto para crianças.


----------------------


O quinto e último conto se chama “Oráculo Azul” e foi escrito pela Jennifer Brown. Na sinopse você encontrará: “Destiny é uma jovem com um passado marcado por dúvidas e segredos, assim como o misterioso luar AZUL que toma conta de sua cidade, deixando-a confusa e com medo... pois no fundo ela sabe que ele pode guardar as respostas que ela tanto busca”.


Destiny é uma adolescente que estuda e faz trabalho voluntário nas horas vagas. Ela é aquele tipo de personagem que rapidamente capta sua atenção e faz com que você se identifique com ela.


No começo da história, ela está meio confusa sobre a vida. Porém, aos poucos, percebemos o quanto a personagem faz descobertas sobre si e amadurece, provando que todos nós somos capazes de mudar nossos pensamentos se precisarmos.


A narrativa é boa de ler... A escritora descreve vários detalhes e cenas. Mas, ao mesmo tempo, não é aquele tipo de descrição tão detalhada que impossibilita você de imaginar a cena. E isso é ótimo.


Além disso, é um tipo de narrativa fácil e rápida de ler. A escritora conseguiu colocar a quantidade certa de mistério na história para torná-la interessante, a fim de “prender” o leitor nela. Outra coisa interessante na escrita da Jennifer é que ela conseguiu abordar alguns temas bem complicados e “polêmicos” de forma suave e natural.



OPINIÃO GERAL SOBRE O LIVRO:



Após essa breve descrição sobre cada um dos contos individualmente, pretendo fazer uma (também) breve análise sobre o livro no geral.


No começo, eu imaginava que esse seria um livro interessante para todas as idades, porém constatei que, em mais de um conto, são descritos relacionamentos sexuais e coisas desse tipo. Portanto, recomendo o livro para maiores de 16 anos.


Quanto ao gênero: o gênero em comum entre todos os contos é, definitivamente, o romance. O primeiro conto é um romance, meio chick-lit. O segundo é um chick-lit total (mistura romance e comédia numa escrita leve e divertida). O terceiro é um drama. O quarto é romance puro. E o quinto também (embora não se trate de romance amoroso, de fato).


Em relação à escrita: acho importante salientar que os quatro primeiros contos têm uma linguagem mais informal, com palavras e gírias do cotidiano e da internet. Ex: “Miga, sua loka”. O último conto possui uma linguagem mais formal, norma padrão.


Então, para resumir bem, posso dizer que esse livro provavelmente vai agradar muitas pessoas. Ele é bem diverso, há conto para todos os gostos. E isso é muito legal nele. Além disso, a Editora Gutenberg conseguiu reunir cinco escritoras maravilhosas para compor o livro. Embora cada uma tenha o seu jeito particular de escrever, todas possuem em comum a escrita cativante que não lhe permite largar o livro nunca.


Portanto, meu veredito final é: RECOMENDADO. Leiam!




  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Google+ Icon
  • Black YouTube Icon
bottom of page